
Técnica - A. P. C. P. - Aplicada a Coaching Executivo
Alvo:
Indicado para empresários, diretores, gestores, gerentes, o executive Coaching aumenta a habilidade para produção de resultados na empresa e altera comportamentos que contribuam para redução de sua eficácia.
Processo:
O processo de coach é objetivo e eficaz, todas as técnicas e ferramentas utilizadas serão de acordo com a necessidade apresentada pelo coachee:
1. Passo: O coachee receberá o texto explicativo referente ao coaching, termo de responsabilidade, e o questionário objetivando realizar o levantamento de informações importantes para o processo; como comportamentos apresentados e formas de internalização dos mesmos, diante das situações.
2. Passo: O processo de coaching será apresentado ao coachee, assim como as técnicas envolvidas, desenvolvimento das tarefas, regras e objetivos.
3. Passo: Nesse tópico será estabelecido a empatia e criação de vinculo entre o coach e o coachee, onde o indivíduo que estará passando pelo processo terá ciência dos códigos de éticas envolvidos e gradualmente se envolverá no processo.
4. Passo: Neste ponto o coachee estará envolvido no processo de coaching, estando aberto a mudanças comportamentais, aceitando e trabalhando os feedbacks recebidos, tanto por parte do coach como colegas de trabalho.
5. Passo: Será desenvolvido uma espécie de mapeamento comportamental no indivíduo, onde o coach identificara quais são os comportamentos apresentados pelo coachee, momentos específicos e ações contingenciais que mantém esse comportamento.
6. Passo: O coachee será levado a identificar seus comportamentos, ter consciência da importância da mudança de ações, e agir (semanalmente serão passados ao coachee exercícios práticos e teóricos para mudança e fixação comportamental).
7. Passo: Identificação de situações e ações, o coachee aprenderá a identificar situações, ações que tomou obtendo êxito e generalizar os passos seguidos, buscando sempre aumentar seus comportamentos positivos.
8. Passo: Este é um ponto de extrema importância no processo de coach, pois o coachee terá consciência de seus comportamentos junto as normas e políticas da empresa, consequentemente a probabilidade de uma regressão comportamental será reduzida.
9. Passo: Será realizada a analise, reforço e fixação comportamental das habilidades trabalhadas no coachee.
10. Passo: Entrega formal de relatórios e índices de evolução do coachee para a empresa solicitante.
Consequência:
- Gestores com melhores habilidades interpessoais;
- Maior facilidade de tomada de decisão;
- Planejamento;
- Análise de possibilidades;
- Liderança eficiente;
- Desenvolvendo seus subordinados;
- Aparecimento de novos líderes;
- Crescimento tanto da empresa, quanto de seus colaboradores;
Proveito:
Empresas que possuem o hábito de contratar trabalhos do coaching executivo tendem a desenvolver:
​
- Gestores com melhores habilidades interpessoais;
-Maior facilidade de tomada de decisão;
- Planejamento;
- Análise de possibilidades;
- Liderança eficiente;
- Desenvolvendo seus subordinados;
-Aparecimento de novos líderes;
- Crescimento tanto da empresa, quanto de seus colaboradores;